Biotecnologia Na Agricultura: Conheça Os Benefícios Da Aplicação Na Sua Produção
Com o aumento do uso da biotecnologia na agricultura, as lavouras têm alcançado maior produtividade, além de ser uma maneira de contribuir com o meio ambiente. Veja, neste artigo, os benefícios e aplicações dessa técnica!
A agricultura desempenha um papel fundamental na segurança alimentar do planeta e, em paralelo a esse objetivo, está buscando por práticas mais sustentáveis. Por isso, ao longo dos anos, avanços tecnológicos têm sido aplicados para melhorar a produtividade e a eficiência no campo, e um desses avanços que tem revolucionado a área é a biotecnologia na agricultura.
Essa é uma questão que tem trazido inúmeros benefícios e mudanças positivas para o setor, como o aumento da produtividade das lavouras.
Se você tem interesse em saber mais sobre o tema, leia este artigo e entenda:
- o que é biotecnologia na agricultura?
- quais são as aplicações da biotecnologia na agricultura?
- qual a importância da aplicação de biotecnologia na agricultura?
- quais são os benefícios do uso de biotecnologia na agricultura?
O que é biotecnologia na agricultura?
A biotecnologia na agricultura refere-se a um campo que emprega técnicas e conhecimentos da biologia molecular para desenvolver novas soluções e produtos para o setor agrícola. Ela envolve a manipulação de organismos vivos, como plantas, animais e microrganismos para melhorar características específicas e otimizar os processos no setor agrícola.
Veja também: Mudanças climáticas e agricultura: como a crise do clima afeta a produção no campo
Essa ciência tem sido aplicada em diversos aspectos, desde a melhoria genética de culturas até a produção de organismos transgênicos resistentes a pragas e doenças. A seguir, entenda melhor como isso funciona!
Quais são as aplicações da biotecnologia na agricultura?
Como dito, a biotecnologia tem inúmeras aplicações práticas que ajudam os agricultores a enfrentar desafios crescentes. Conheça agora as principais:
Melhoria genética de culturas
Através da manipulação do DNA, é possível desenvolver variedades de culturas com características desejáveis, como:
- maior resistência a pragas;
- tolerância à seca;
- melhoria na qualidade nutricional;
- maior produtividade.
Organismos geneticamente modificados (OGMs)
Os OGMs têm seu material genético alterado para expressar características específicas, como resistência a insetos ou herbicidas. Essas culturas têm demonstrado benefícios significativos em termos de rendimento e redução do uso de pesticidas.
Biofertilizantes
Outra aplicação da biotecnologia na agricultura é na utilização de microrganismos benéficos para o solo e plantas, reduzindo (otimizando) o uso de fertilizantes químicos. Os produtos são compostos por microorganismos vivos, como bactérias, fungos e algas, ou mesmo por substâncias orgânicas de origem biológica que ajudam a aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo e, consequentemente, a produtividade das culturas. Dessa maneira, é possível promover também uma agricultura mais sustentável.
Saiba também: Conheça benefícios do uso de fertilizantes multinutrientes
Produção de medicamentos
Algumas plantas transgênicas podem ser utilizadas para produzir compostos de interesse farmacêutico, oferecendo uma alternativa viável para a fabricação de medicamentos e vacinas.
Qual a importância da aplicação de biotecnologia na agricultura?
A aplicação da biotecnologia na agricultura é de suma importância para enfrentar os desafios globais que esse setor enfrenta atualmente. Por exemplo, o crescimento da população mundial e, com isso, a demanda por alimentos em constante aumento. Além disso, as mudanças climáticas e o esgotamento de recursos naturais que afetam a produção agrícola.
Como você viu, a biotecnologia permite que os agricultores atinjam culturas mais resistentes, adaptadas a diferentes condições ambientais, o que reduz perdas e aumenta a produtividade. Ainda, ela oferece a oportunidade de diminuir o uso de insumos químicos, tornando a agricultura mais sustentável e ambientalmente amigável.
Quais são os benefícios do uso de biotecnologia na agricultura?
O uso da biotecnologia na agricultura traz diversos benefícios, tanto para os agricultores quanto para a sociedade como um todo. Confira:
Redução do uso de agroquímicos
Com a utilização de variedades resistentes a insetos e doenças, é possível reduzir a necessidade de aplicação de pesticidas (defensivos), o que diminui os custos de produção e os impactos ambientais.
Agricultura sustentável
O uso de biofertilizantes e biopesticidas contribui para a preservação do solo e dos recursos naturais, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis, capazes de conservar a biodiversidade.
Maior segurança alimentar
Com uma produção agrícola mais eficiente, é possível atender à crescente demanda por alimentos, garantindo uma maior segurança alimentar para a população mundial.
Inovação e competitividade
A aplicação da biotecnologia na agricultura coloca o Brasil na vanguarda da inovação agrícola, tornando-o mais competitivo no mercado global.
Aumento da produtividade
Culturas geneticamente modificadas podem apresentar maior resistência a pragas e doenças, além de uma capacidade de se adaptar a condições climáticas adversas, resultando em uma maior produção de alimentos e menos perdas por esses motivos.
Pensando na produtividade e no fortalecimento de culturas de café, milho, soja e cana-de-açúcar, a Yara Brasil desenvolveu a linha YaraVita para complementar uma adubação sólida (de base ou via solo) e garantir uma lavoura produtiva desde o início.
Na linha, você encontra produtos ideais para aumentar a resistência e nutrição desde a semente até os frutos:
- YaraVita Raiz: fertilizante adequado para o tratamento de sementes e mudas, melhorando suas atividades desde a plantação (melhorando enraizamento e a capacidade de absorção de nutrientes);
- YaraVita BIOTRAC: que proporciona um crescimento com maior resistência, evitando problemas (minimizando as condições de estresses) e aumentando a nutrição das culturas;
- YaraVita N-RHIZO: com nutrientes ideais para fortalecer culturas leguminosas, aumentando a produtividade da lavoura. Com formulação patenteada, melhora a interação com microrganismos fixadores de nitrogênio.
Conheça mais a fundo cada uma delas e fortaleça suas plantações para obter maior produtividade!
Continue lendo no nosso blog
Conheça nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos