Adubo Líquido: o que é e quais são as vantagens
O adubo líquido é um recurso muito prático para fortalecer a fertilização das plantas. Saiba mais sobre os benefícios do produto e os cuidados na aplicação!
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
Para obter os melhores resultados no crescimento e desenvolvimento das plantas, é importante utilizar técnicas de manejo capazes de repor nutrientes. O adubo líquido é ideal para complementar a fertilização durante o ciclo produtivo de forma rápida e eficiente. Saiba mais sobre esse tipo de produto, suas vantagens e os cuidados básicos na aplicação.
O que é o adubo líquido?
O adubo líquido é o produto utilizado na adubação foliar, na qual é aplicado diretamente sobre as folhas das plantas com o uso de pulverizadores. Também conhecidos como fertilizantes fluidos, eles são obtidos de fontes minerais e orgânicas e sua composição pode incluir:
- macronutrientes como Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K);
- micronutrientes como Boro (B), Ferro (Fe), Cloro (Cl) e Molibdênio (Mo);
- aminoácidos;
- ácidos orgânicos.
Vantagens de usar o adubo líquido
A utilização da adubação foliar pode trazer uma série de benefícios para o ciclo da cultura. Veja alguns deles:
Versatilidade na aplicação
Uma das grandes vantagens de adotar o adubo líquido é a flexibilidade na aplicação, que faz com que o produtor não dependa mais da água da chuva para que as plantas recebam os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento.
Na pulverização, por exemplo, é possível utilizar bombas e pulverizadores costais para proporcionar maior mobilidade e precisão ao processo. Já o uso de tratores com pulverizadores de barras ajuda a cobrir áreas mais amplas com rapidez.
Outro método interessante é a fertirrigação, que aproveita a estrutura já montada para o sistema de irrigação. Trata-se de um modelo muito utilizado para culturas perenes.
Aumento na absorção de nutrientes
A facilidade no manuseio e a uniformidade na distribuição do fertilizante fazem com que as plantas recebam mais nutrientes do que na adubação via solo. Isso ocorre porque o produto é aplicado nas partes aéreas, como a superfície das folhas, e é absorvido no processo de evapotranspiração.
Precisão no fornecimento de nutrientes
Em condições de alta acidez e lixiviação, os adubos líquidos de fontes minerais são excelentes opções para corrigir ou prevenir a deficiência de micronutrientes. Ao contrário do que ocorre na adubação via solo, a adubação foliar faz com que a planta tenha essas substâncias disponíveis prontamente.
Além disso, nas situações em que a planta requer baixa concentração de determinado nutriente, o uso do produto no formato líquido facilita o controle da quantidade absorvida. Quando o adubo tem a fórmula correta, a concentração e a mistura das soluções garante o equilíbrio nutricional da planta e evita danos a espécies mais sensíveis.
Cuidados na utilização do adubo líquido
Para obter os melhores resultados com a adubação líquida, é fundamental utilizar o produto de forma adequada. Veja algumas dicas:
Verifique a acidez do adubo líquido
As plantas absorvem os nutrientes em uma faixa restrita de PH, que varia de uma espécie para outra. O solo brasileiro é predominantemente ácido, com pH entre 4 e 5, mas os vegetais preferem uma faixa entre 6 e 7. Portanto, os processos de adubação devem buscar o equilíbrio do pH para ter máxima eficiência.
Aplique o adubo no momento adequado
É importante evitar a aplicação do adubo líquido nas horas mais quentes do dia. Nesse período, o calor pode fazer com que a substância evapore, não dando tempo para que a planta o absorva.
Equilibre o uso de pesticidas e fungicidas
Caso opte por fazer a aplicação simultânea do adubo líquido com pesticidas e fungicidas, assegure que não haja incompatibilidade entre as substâncias. Além disso, verifique se a quantidade é adequada para as plantas para evitar desequilíbrios.
Evite a aplicação em excesso
Em alguns casos, o excesso de nutrientes pode gerar doenças em vez de fortalecer as plantas. É fundamental conhecer as características específicas de cada uma para obter o melhor resultado com a adubação, seja via solo ou foliar.
Não abandone a adubação via solo
Um dos erros mais comuns dos agricultores ao investir na adubação foliar é descuidar das práticas de solo. É importante ter em mente que essas práticas são complementares e, quando feitas corretamente, proporcionam ganhos de produtividade significativos.
Priorize a qualidade do adubo líquido
Escolher fertilizantes líquidos com fórmulas inadequadas e sem respaldo científico pode custar muito caro. O incremento na produtividade da lavoura só pode ser obtido com produtos de qualidade comprovada,
A linha YaraVita atende às principais demandas da cultura, maximizando os resultados e a segurança na aplicação. Você pode comprar com o apoio de nossos consultores ou pela Loja Virtual Yara, de forma simples e ágil.
Quer saber mais? Conheça todos os produtos da linha YaraVita para nutrição de plantas e tenha o complemento ideal para a adubação líquida.
Continue lendo no nosso blog
Confira os fertilizantes recomendados para a cana
Confira também nossos webinars exclusivos