Características
outubro 06, 2021

Adubação de pastagem e seus benefícios

De: Equipe Agronômica
Homem em meio a plantação
Homem em meio a plantação

Experimente ouvir o nosso conteúdo:

São as histórias e trajetórias de quem está diariamente no campo que nos inspiram a fazer um trabalho cada vez melhor. Que nos nutrem para seguir em frente, na nossa missão de alimentar o mundo. Por isso, chamamos quem mais conhece o nosso trabalho, nossos clientes, para dividir com a gente suas histórias e desafios. Selecionamos, entrevistamos e fomos até a lavoura de três produtores totalmente diferentes, mas com uma mesma paixão: produzir alimentos.

 

Sustentabilidade na produção de pastagem

Um desses produtores é o Caio Rivette, produtor de leite de Minas Gerais, que nadou contra a maré quando o assunto era criação de gado. “Eu sempre acreditei no potencial de gado no pasto, comendo capim. Esse modelo, mais natural, sempre foi no que eu acreditei e recebia muitas críticas por isso. Na região, diziam que eu ia quebrar a cara”, lembra o produtor. Mas, aos poucos, Caio foi seguindo sua intuição e o resultado apareceu. “A gente entendeu que tinha que manejar a pastagem e que a produção de leite era fruto desse manejo e começamos a enxergar a pastagem como uma cultura mesmo”, afirma.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para pastagem

Quero comprar online

 

Nutrição e fertilização de pastagens

De acordo com Jorge Stachoviack, engenheiro agrônomo da Yara Brasil e especialista no tema, as pastagens são a base da alimentação animal na pecuária e, por isso, é tão importante que os pecuaristas busquem o aumento da produtividade e qualidade de suas lavouras, fazendo com que a adubação se torne um importante aliado do produtor. “O ganho de produtividade forrageira reflete diretamente no ganho na produção leiteira e de corte, seja pela maior oferta de pasto aos animais ou pelo melhor conteúdo dessa vegetação”, ressalta Jorge.

 

O especialista também ressalta a importância do equilíbrio entre qualidade e quantidade de pastagem. Para alcançar esse equilíbrio, muitos fatores são importantes e devem ser executados desde o início do processo. “O primeiro passo é uma boa análise de solo, seguido da escolha da espécie de pastagem. Depois disso, é preciso entender qual a necessidade nutricional da pastagem e do solo, para fazer um aporte nutricional eficiente. Uma planta bem nutrida vai produzir mais e com maior qualidade nutricional”, explica Jorge.

 

Inovação e pesquisa em fertirrigação

Hoje, em parceria com a Yara, Caio está trabalhando em uma área teste de sua fazenda com adubação de pastagem via fertirrigação. “A gente acredita que a pecuária do futuro, em vez de vilã das emissões, como ela é rotulada hoje, vai ser a salvadora do negócio. A gente já tem estudos que comprovam que ela sequestra carbono com esse tipo de atividade de rotação de pastagens e árvores, e a gente espera que as próximas gerações sigam desenvolvendo esse caminho que a gente está trilhando hoje”, conclui o produtor.