Adubação do solo — Entenda a importância
A adubação do solo é um processo essencial para a nutrição da lavoura. Leia este artigo e conheça a importância dessa iniciativa.
Experimente ouvir o nosso conteúdo:
A terra é composta por inúmeros elementos orgânicos e inorgânicos, muitos dos quais são essenciais à nutrição das lavouras. Por isso, podemos dizer que a fertilidade do solo é reflexo dos nutrientes existentes nele. Entre os mais importantes estão:
- boro (B);
- cloro (Cl);
- cobre (Cu);
- ferro (Fe);
- manganês (Mn);
- molibdênio (Mo);
- zinco (Zn).
No entanto, alguns processos naturais são responsáveis pela remoção destes nutrientes, o que torna a adubação do solo uma iniciativa tão importante. Confira este artigo e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os tipos de adubação do solo?
O processo de fertilização do solo tem por objetivo permitir o crescimento e o desenvolvimento das plantas e, para isso, consiste na adição ou na reposição de nutrientes no solo. De modo geral, existem três formas de adubação. Conheça cada uma delas:
Orgânica
Um dos modelos mais utilizados nas lavouras, os adubos orgânicos são compostos por materiais de origem animal ou vegetal, podendo ser uma combinação de ambos.
Entre seus benefícios estão a saúde do solo destinado para plantio e o aumento da capacidade de absorção de água.
Mineral
Também chamada de inorgânica, a adubação com fertilizantes minerais prevê o uso de elementos obtidos da extração mineral ou resultantes de ações industriais, promovendo uma liberação mais rápida de nutrientes.
Organomineral
Como o nome indica, a adubação organomineral é uma combinação de elementos orgânicos e minerais, resultando em um produto diferenciado e potencialmente enriquecedor.
Qual é a importância da adubação do solo?
Como visto anteriormente, as vantagens da adubação do solo incluem a adição de nutrientes à terra. Isso, é claro, quando realizada da forma correta, considerando as necessidades das plantas e a dosagem especificada pelo fabricante.
A iniciativa é essencial no combate aos danos nutricionais causados por processos intrínsecos à natureza, incluindo a lixiviação, que é a retirada de nutrientes do solo devido à ação de elementos como a água, a erosão, que é a deterioração do terreno por agentes naturais, e a volatilização, ou seja, a redução destes recursos a gás ou vapor.
A importância da adubação por meio dos fertilizantes também se dá pela reposição daqueles nutrientes que são naturalmente absorvidos pelas plantas durante seu ciclo de desenvolvimento.
Em outras palavras, a adubação é o processo capaz de combater deficiências naturais do solo e, em contrapartida, repor aqueles consumidos pelas plantações e retirados durante a colheita.
No entanto, para garantir a qualidade do plantio, a escolha do fornecedor de fertilizantes deve ser assertiva e fazer parte das estratégias. Saiba como comprar adubo direto da fábrica e conte com produtos de qualidade comprovada, além do apoio de especialistas na área!
Continue lendo no nosso blog
Confira nosso portfólio completo de fertilizantes
Confira também nossos webinars exclusivos